quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

empowerment ou a arte de envolver os colaboradores na gestão das empresas



O Empowerment é um conceito de delegação de poderes nas organizações (não existe uma palavra em português de Portugal para o definir, já no Brasil utilizam o termo Empoderamento).


Este conceito é no entanto muito mais abrangente do que à primeira vista parece. Ken Blanchard ("Liderança de alto nível" é importante ler este livro) diz que é o processo de libertar o poder que existe nas pessoas - os seus conhecimentos, a sua experiência e a sua motivação - e de direccionar esse poder para alcançar resultados positivos para a empresa.


Para criar uma cultura de Empowerment os líderes devem recorrer a três chaves: partilha de informações, definição de limites ( para o poder delegado) e substituir a velha hierarquia por pessoa e equipas direccionadas para a estratégia da empresa.




Olhando para este conceito é fácil perceber porque é que tantas empresas, com uma boa "marca" (com um bom nome na praça) estão a passar por momentos difíceis, sempre a pisar o vermelho...talvez fosse a altura de alguns gestores, chefias intermédia e chefias baixas, deixarem de pensar nos interesses individuais...deixarem de se atropelar internamente e olharem para os interesses das empresas...Se elas, apesar de tudo, funcionam, imagine como seria se trabalhassem em equipa.


Afinal de contas trata-se do envolvimento dos colaboradores no processo gestão da empresa.



LÍDER SEM SABER

1 comentário:

Cátia disse...

Muito bem visto.
O vídeo está engraçado! :)