terça-feira, 12 de janeiro de 2010

aprendemos também uns com os outros

Há pouco, quando corria a estante à procura de um livro sobre jornalismo televisivo para emprestar a uma colega, encontrei o livro "Repórter de Guerra" do Luís Castro.

Li este livro há mais de dois anos, mas mesmo assim voltei a ter curiosidade...voltei a olhar, a ler e a dar comigo a pensar...aqui está um exemplo de como o retrato de uma experiência se pode transformar em partilha de conhecimento.

O conhecimento assenta em três pilares: a formação académica, a experiência adquirida e o que vamos aprendendo com a experiência dos outros, ora...este livro, mais do que os factos, põe à vista os riscos assumidos pelo repórter de guerra, as decisões que tem de tomar, os compromissos que é obrigado a fazer, no interesse da notícia e na salvaguarda e segurança da equipa...por isso, ou também por isso, merece ser lido pelos aspirantes a jornalistas nas universidades e por todos os jornalistas.


“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.” Peter Drucker.

1 comentário:

Cátia disse...

Aparenta ser um livro bastante interessante.

Antes: Conhecimento só para alguns, escondido a 7 chaves, muito procurado.
Agora: acessível a todos e cada vez menos procurado. O saber fazer assume cada vez mais importância, contudo para mim o saber ser é sem dúvida o melhor dos saberes.
:)