segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

comportamento gera comportamento


O nosso comportamento de todos os dias gera reacções nas pessoas com quem interagimos, umas vezes negativas...outras vezes positivas e nem sempre temos consciência disso.

Um homem comprava diariamente o jornal no mesmo quiosque. O vendedor não era propriamente um exemplo de boa comunicação e ao “bom dia” e “muito obrigado”
respondia sempre com uma espécie de grunhido mal disposto.

Certo dia, o homem compra o jornal acompanhado de um amigo e este ao ver tal saudação (?) da parte do vendedor em resposta à boa disposição do seu companheiro, faz o reparo:
- Viste como ele te respondeu?
- Ah, ele é sempre assim.- Respondeu descontraído
- E tu continuas sempre a falar-lhe?- continuou o amigo
- Sim, claro. O que ele quer é que eu lhe responda na mesma moeda mas eu não lhe faço o jeito.






Se estivermos atentos não é muito difícil, usado o "DISC", percebermos com que tipo de pessoa estamos a lidar...partido das suas características comportamentais mais fortes.

O “DISC” é um sistema de dimensões de comunicação que foi criado pelo psicólogo (William Moulton Marston) que, como resultado da sua investigação, concluiu que as características do comportamento podem ser agrupadas em quatro grandes “estilos de personalidade”, que se revelam em determinadas características comportamentais.

Todas as pessoas possuem estas quatro características e se quisermos lidar com elas, existem formas inteligentes de o fazer.

D (Directivo): Estas pessoas são normalmente muito activas ao lidar com desafios e problemas.
Uma pessoa do tipo “D” é alguém que demonstra ser exigente, enérgica, egocêntrica, tem uma enorme vontade própria, é muito determinada, ambiciosa, agressiva e pioneira.

I (interactiva): Pessoas interactivas são aquelas que têm a capacidade de influenciar terceiros e tendem a ser muito emocionais (têm um QE - Quoficiente Emocional, muito elevado). Sabem exactamente como interagir com as outras pessoas.
Uma pessoa “I” é descrita como alguém convincente, magnética, politicamente correcta, entusiástica, persuasiva, acolhedora, de confiança e optimista.

S (Serena): Uma pessoa serena é tipicamente calma que procura um ritmo tranquilo e seguro. Normalmente reage mal à mudança súbita.
O “S” é reconhecido como um indivíduo calmo, relaxado, paciente, possessivo, deliberado, estável, consistente e com uma expressão facial pouco definida (inexpressiva).

C (Cautelosa): Uma pessoa cautelosa é alguém que depende de regras, regulamentos e é muito estruturada. Uma pessoa com este estilo de comportamento faz questão de apresentar um trabalho de qualidade e de fazer tudo correcto logo na primeira tentativa.
As principais características de um “C” são: cuidadoso, exigente, asseado, sistemático, diplomata e com tacto.

Os testes de "DISC" são usados também nas acções de Selecção e Recrutamento...por isso esteja atento(a) quando for a uma entrevista de emprego.

Sem comentários: