domingo, 21 de fevereiro de 2010

perguntas para entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego é mais do que uma mera conversa. É uma avaliação para a qual é preciso estar preparado. Lembre-se que durante uma entrevista de emprego não conta somente o conteúdo da conversa; desde a apresentação até ao aperto de mão final, está constantemente a transmitir sinais (conscientes e sub-conscientes).
Estas são algumas das perguntas que são muitas vezes colocadas aos entrevistados:

•Fale um pouco sobre si
Esta pergunta surge frequentemente no início da entrevista de emprego e funciona como “desinibidor”. É a pergunta que a maioria das pessoas acha mais fácil responder. Certamente que não é do interesse do entrevistador ficar a conhecer todos os pormenores da sua vida particular. A resposta deve ser curta e valorizar o seu percurso profissional. Esta pergunta tem três objectivos distintos:
1.Ficar a saber a forma como fala de si próprio – tem um ego pequeno, adequado ou exagerado?
2.Conhecer o seu percurso profissional e pessoal.
3.Detectar alguma informação adicional com a qual pode vir a ser confrontado mais tarde

•Consegue imaginar-se a chefiar um projecto ou uma equipa? Porquê?
Esta pergunta serve para descobrir se interage bem com os restantes colegas e se é uma pessoa respeitável e sociável. Aproveite para realçar pontos fortes que o façam parecer um bom líder. Evite exageros nas respostas, como p.ex. “Sou um bom líder, porque sou exigente comigo próprio e por isso exijo o mesmo dos outros.” Tente realçar as suas capacidades de raciocínio rápido, motivação, justiça e bom-senso.
.
•Qual foi a decisão mais difícil que tomou?
Através desta pergunta a pessoa que o está a entrevistar quer saber se, numa situação de grande stress, tem a capacidade de raciocinar correctamente, avaliar todas as alternativas e tomar a decisão mais adequada. Pense num caso real (profissional) onde isso tenha acontecido. Caso não consiga apresentar nenhum caso em ambiente profissional, refira um caso da sua vida pessoal; se optar pela última hipótese, tenha cuidado para não revelar nenhuma fraqueza ou instabilidade emocional que o possa comprometer.

•Porque acha que a nossa empresa (ou a empresa que colocou o anúncio de emprego) o deve contratar?
Caso esta pergunta surja durante a entrevista de emprego, tente encontrar pontos fortes da sua personalidade e capacidade profissional que se encaixem no perfil da empresa ou do cargo em questão. Mais uma vez, é extremamente importante pesquisar sobre a empresa em causa antes de ir à entrevista.

•Qual seria o seu horário de trabalho ideal?
O objectivo desta pergunta é descobrir se é uma pessoa que cumpre rigorosamente o horário de trabalho ou se é uma pessoa que coloca o trabalho em primeiro lugar. Nunca deverá responder com um número de horas em concreto, mas antes de forma a dar a entender que trabalha o que for preciso para que um projecto chegue a bom porto. Mostre profissionalismo.

•Porque teve preferência pela sua formação académica?
Mais uma vez, tente fundamentar a sua escolha tendo em perspectiva o seu emprego actual, mas também a empresa e o cargo ao qual se está a candidatar. Mostre que a sua escolha foi relevante para o cargo em questão e para o seu percurso profissional. Caso a sua carreira não esteja de todo relacionada com o curso que tirou, tente demonstrar que inicialmente tinha determinados objectivos, que ao longo do tempo foram substituídos por objectivos maiores. Em todo o caso, nunca lamente ter optado pela formação académica que acabou por seguir e tente sempre encontrar pontos fortes.
.
•Tem passatempos? Quais?
Esta pergunta aparentemente inocente tem como objectivo saber se valoriza e gere o seu tempo livre da melhor forma e se tem vida para além do emprego, ou seja, se é uma pessoa equilibrada. Não diga apenas que fica sentado no sofá a ver televisão. Mostre que é uma pessoa activa e que se interessa pela vida em geral.

O que o(a) levou a candidatar-se a este emprego/empresa?
Esta é uma óptima altura para mostrar que fez o seu trabalho de casa. Realce os pontos fortes da empresa e a sua posição no mercado, idealmente apresentando dados em concreto. Ver também o ponto 3 da secção Como se preparar para o dia da entrevista de emprego.

•Quais as suas fraquezas e pontos fortes?
A maior dificuldade aqui é falar sobre os pontos fracos. Tente transformar os seus pontos fortes em fraquezas, dando-lhes demasiada ênfase. Por exemplo: “Sou demasiadamente atento aos detalhes.” ou “Não consigo deixar um projecto a meio, custe o que custar.”
O que o(a) faz mudar de emprego?
Nunca diga mal da empresa onde trabalha actualmente; isso dirá à outra pessoa que também o poderá fazer facilmente no emprego para o qual se está a candidatar. Refira por exemplo que está à procura de um novo desafio e de maior desenvolvimento profissional.

•Como se vê daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos?
Tente adequar os seus objectivos pessoais e profissionais aos da própria empresa, se possível. Respostas como “gerir sem ter grande trabalho” ou “estar a gozar uma boa vida” são interditas.

•Qual é o valor do ordenado que está a pensar auferir?
Esta é talvez a mais temida das perguntas que podem surgir durante a entrevista de emprego.
O importante aqui é tentar não avançar com um valor fixo em concreto, pois pode comprometer a sua contratação logo à partida.
Um valor demasiado baixo em relação ao que está a ganhar actualmente irá colocá-lo(a) numa situação pior e nunca ficará a saber se o ordenado que lhe iriam atribuir seria mais elevado.
Por outro lado, um valor demasiado elevado pode não corresponder ao valor fixado pelo empregador.
A melhor táctica para resolver esta situação é inverter o jogo e perguntar qual o valor proposto; a remuneração é sempre fixada previamente e não confidencial. Se o valor proposto for inferior às suas expectativas, diga-o abertamente e proponha um valor ligeiramente superior. Se, contudo, o entrevistador insistir para que avance com um valor, apresente um intervalo de valores (entre X e Y) e tenha como limite mínimo um montante que lhe pareça adequado.
.
Aqui ficam estas dicas...mas atenção por vezes podem ser feitas preguntas inesperadas




Sem comentários: