segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

a avaliação de desempenho em mãos erradas




"A avaliação individual é uma técnica extremamente poderosa que modificou totalmente o mundo do trabalho, porque pôs em concorrência os serviços, as empresas, as sucursais – e também os indivíduos. E se estiver associada quer a prémios ou promoções, quer a ameaças em relação à manutenção do emprego, isso gera o medo. E como as pessoas estão agora a competir entre elas, o êxito dos colegas constitui uma ameaça, altera profundamente as relações no trabalho: “O que quero é que os outros não consigam fazer bem o seu trabalho.”

Muito rapidamente, as pessoas aprendem a sonegar informação, a fazer circular boatos e, aos poucos, todos os elos que existiam até aí – a atenção aos outros, a consideração, a ajuda mútua – acabam por ser destruídos. As pessoas já não se falam, já não olham umas para as outras. E quando uma delas é vítima de uma injustiça, quando é escolhida como alvo de um assédio, ninguém se mexe…
"
.
(Christophe Dejours - Psiquiatra e Psicanalista, dirige o Laboratório de Psicologia do Trabalho e da Acção, em Paris), ver Jornal Público




O professor Christophe deixa claro, nesta entrevista que há uma relação directa entre esta ferramenta de gestão e o elevado número de suicídios nos locais de trabalhado ou por causa do trabalho, recorde-se aqui o caso da France Telecom com 35 suicídios em apenas dois anos.
.
Deverá ficar claro para os gestores que o processo de avaliação de desempenho, indexado a prémios pecuniários e depositado em mãos erradas, pode trazer graves prejuízos para as empresas, a médio e longo prazo.
.
Ninguém está contra a medição do trabalho, mas os gestores deverão definir muito bem o que procuram com esta ferramenta: detectar necessidades de formação, motivar os colaboradores, medir o trabalho no sentido de aproveitar todos os recursos deste investimento, tudo ou quase tudo, menos definir quem são os bons e os maus...Para isso as empresas não precisam de um modelo de avaliação, basta pedir às chefias e terão uma resposta imediata...quase sempre baseada, num "cientifico" golpe de vista.
.
Razão tinham os professores

Os erros da Avaliação de desempenho


Este vídeo importando do YouTube foi produzido pela http://www.nova-etapa.pt/.

Sem comentários: