Imagine que depois de muito "batalhar" conseguiu um emprego...um emprego que exige um contacto directo com o cliente...
Não se atrapalhe e aceite estas dicas que aqui deixo:
Como está Sr. João?
A relação que a empresa tem com os seus clientes tende a ser pessoal. Até que ponto será importante conhecer os clientes? Em que medida esse conhecimento pode ou deve influenciar a estratégia do nosso negócio? Como devemos proceder para assegurar os nossos clientes? Conheça as respostas.
Antigamente, a empresa era vista pelos seus responsáveis essencialmente como um meio de produção rodeado por diversos elementos, nomeadamente:
Fornecedores, de capital e de matérias-primas;
Concorrentes;
Principais clientes.
Hoje, a organização já não é vista pelos dirigentes como o centro do universo económico, sendo essa posição ocupada pelo mercado. Simultaneamente, as empresas já não têm a simples missão de produzir e esgotar os seus produtos, mas sim de vender para poderem continuar a produzir. Para vender melhor os seus produtos tem que conhecer melhor o seu público-alvo. Os clientes são a base do sucesso ou insucesso de uma empresa.
Siga algumas das nossas sugestões:
Personalização
Obter as informações necessárias sobre os clientes;
Adaptar os produtos aos interesses dos clientes;
Adequar a acção da empresa às necessidades do público-alvo.
A personalização é um meio importante para conseguirmos a fidelização dos nossos visitantes e clientes e fazer com eles se tornem nossos clientes fiéis
Além das aptidões inerentes à função que exerce na empresa, a pessoa encarregada
do contacto directo com o cliente no exterior deve estar preparada de várias maneiras:
Fisicamente
Estar preparado fisicamente para iniciar e resistir à maratona de viagens e negociações.
Intelectualmente
Ter boa formação geral, capacidade de argumentação, fluência verbal, escrita e
oral, em idioma estrangeiro, principalmente em língua inglesa.
Psicologicamente
Ter segurança, iniciativa, desembaraço, bom relacionamento humano, senso de
observação e de oportunidade.
Profissionalmente
Ter conhecimento da empresa, do produto - objecto da negociação - da concorrência interna e externa, experiência em um ou mais mercados e noções financeiras e
jurídicas.
Outros Procedimentos
Fornecer informações sobre a empresa para qual trabalha e sobre o produto que pretende
vender.
Manter os clientes é muito importante. Centre-se nas necessidades dos clientes e esqueça a sua longa lista de desejos (in Expresso/emprego)
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