sábado, 6 de março de 2010

ser assertivo antes de ser excelente

O profissional assertivo possui, além de um equilíbrio emocional muito grande, muita transparência nas suas acções, tendo sempre cautela ao agir para não magoar ou ferir os outros.

As condutas e atitudes deste profissional são baseadas no problema e não nas pessoas envolvidas, agindo sempre de modo profissional e imparcial, com cuidado, para não cometer injustiças. Este profissional, além de saber reconhecer os seus limites e o seu valor, faz valer não só os seus direitos e deveres como também os das demais pessoas presentes no seu meio e principalmente daquelas que estão sob o seu comando e compõem sua equipa de trabalho.



Sabemos que os benefícios da assertividade são inúmeros, e de todos destacamos estes:

a) A sensação de bem-estar e a de dever cumprido consigo próprio e com os outros,
b) O desenvolvimento, o crescimento pessoal e profissional como consequência da exposição feita de forma clara, sem inibição ou temor do pensa e sente, na defesa de seus direitos,
c) Eficiência e eficácia nas acções contribuindo para com o desenvolvimento e crescimento das pessoas que o rodeia e da organização.
d) Relacionamento interpessoal aberto tendo como pilar a sinceridade, a confiança, a empatia, a autenticidade e a transparência em prol da harmonia e da solidez, dizendo sempre a si próprio um não a agressividade,
e) Equilíbrio emocional,
f) Comunicação interpessoal assertiva e baseada na maturidade dos relacionamentos, conseguindo-se comunicar de forma objectiva, honesta e sem constrangimento, cuidando sempre por considerar os sentimentos do outro, colocando-se sempre na sua posição e tendo o cuidado para que tudo fique sempre esclarecido.

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